Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Concurso “Descobrindo a Amazônia”

Concurso “Descobrindo a Amazônia”

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2015, 12h18

O Itamaraty, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), promoveu o concurso “Descobrindo a Amazônia”.

A iniciativa teve como objetivo propiciar a jovens estudantes brasileiros (12 a 14 anos) a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a Amazônia, seu caráter transfronteiriço e suas possibilidades de desenvolvimento sustentável. Participaram do concurso escolas públicas de Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Cuiabá, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, Santa Rosa do Purus, São Paulo e Tabatinga.

Durante os meses de setembro e outubro, as escolas participantes promoveram atividades pedagógicas, com base no material didático elaborado especialmente para o concurso. Para participar e concorrer ao prêmio, os alunos deveriam produzir um vídeo, com duração de até 3 minutos, sobre o tema "Água: conexão entre povos e cooperação regional para o desenvolvimento sustentável da Amazônia". No total, foram inscritos 90 vídeos de 13 cidades.

Em seu discurso durante a cerimônia de premiação, o Secretário-Geral do Itamaraty, Embaixador Sérgio Danese, destacou que “a produção de conhecimento local é o primeiro passo para garantir o desenvolvimento sustentável da Amazônia e, consequentemente, a soberania dos países amazônicos sobre seus recursos naturais e culturais”.

Foram premiados os 17 vídeos selecionados pelos organizadores, além do "vídeo mais curtido" pelos internautas. Os autores dos vídeos participarão da viagem-prêmio a Brasília e a Manaus, acompanhados de seus professores. O programa da viagem inclui a cerimônia de premiação, visitas aos parceiros e atividades turísticas e culturais.

No dia 7 de dezembro, foi realizada a cerimônia de premiação do concurso "Descobrindo a Amazônia", no Palácio Itamaraty. O Embaixador Sérgio Danese presidiu a cerimônia. Participaram também o Secretário-Executivo do MEC, o Diretor-Presidente da ANA, a Secretária-Geral da OTCA e o Diretor Geral de Programas Educativos e Culturais da OEI.

Durante a cerimônia, foi exibida uma amostra dos vídeos vencedores. Informações sobre o concurso podem ser acessadas no sítio eletrônico www.descobrindoamazonia.org.br, e todos os vídeos inscritos encontram-se no canal do Youtube do Concurso.

registrado em:

Flickr

Youtube

TEXT_YOUTUBE

Ministro Aloysio Nunes - cumprimentos de fim de ano

O ministro Aloysio Nunes recebe membros do corpo diplomáticode Brasília para cumprimentos de fim d...

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira...

Ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes abre VI Con...

ACESSE O CANAL NO YOUTUBE