Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Diplomacia Cultural

Falecimento do Embaixador Luiz Felipe Lampreia

Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2016, 11h42

Com imenso pesar, o Ministério das Relações Exteriores registra o falecimento, no Rio de Janeiro, em 2 de fevereiro, do Embaixador Luiz Felipe Lampreia, que foi Ministro das Relações Exteriores de 1995 a 2001.
 
O Embaixador Lampreia serviu durante mais de três décadas ao Brasil. Ingressou no Instituto Rio Branco em 1962 e, além de Ministro das Relações Exteriores, foi Secretário-Geral do Itamaraty, Subsecretário de Assuntos Políticos Bilaterais, Representante Permanente do Brasil junto a Organismos Internacionais em Genebra, Embaixador em Lisboa e em Paramaribo e Porta-Voz do Ministério. Teve destacada atuação no tratamento de temas financeiros, econômicos e comerciais e registrou em diversas obras a sua importante experiência como diplomata brasileiro. Deixa entre os funcionários do Itamaraty um exemplo de hábil negociador, sempre em defesa do interesse público e do Brasil, e a lembrança de um colega respeitado e querido.

Os funcionários do Ministério que, no Brasil e no exterior, sempre admiraram as qualidades pessoais e profissionais do Embaixador Luiz Felipe Lampreia, unem-se no sentimento de perda e dor pela partida prematura do ex-Chefe, colega e amigo, e transmitem aos seus familiares os seus mais sentidos pêsames e a certeza de que a sua memória  e o seu o exemplo continuarão presentes no Itamaraty, guiando-os no serviço ao País, a que o Embaixador Lampreia tanto se dedicou.

O arquivo pessoal do Embaixador Luiz Felipe Lampreia, falecido ontem, está hoje no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas. Os documentos podem ser pesquisados no site da instituição.

O Embaixador Luiz Felipe Lampreia, que foi Ministro das Relações Exteriores de 1995 a 2001, concedeu entrevista aos pesquisadores Marly Silva da Motta e Matias Spektor. O depoimento está também disponível no CPDOC  [arquivo em formato PDF].

registrado em:

Flickr

Youtube

TEXT_YOUTUBE

Tapetes "art déco" com motivos marajoaras – Fernando Correia Dias

O vídeo mostra imagens de tapetes "art déco" com motivos marajoaras de autoria do ilustrador Ferna...

O ministro Aloysio Nunes recebe membros do corpo diplomátic...

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira...

ACESSE O CANAL NO YOUTUBE