Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cúpula América do Sul-África (ASA)

Itamaraty aplica Exame para Certificação de Ensino Fundamental e Médio (ENCCEJA) a Brasileiros Residentes no Exterior

Publicado: Terça, 16 de Fevereiro de 2016, 15h39

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA é um exame para certificação de conclusão do Ensino Fundamental, ofertado aos jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Gratuito e de participação voluntária, o ENCCEJA possibilita a aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos pelos educandos tanto no processo formal de escolarização quanto em processos informais.

No Brasil e no Exterior, o Exame pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental para quem tem no mínimo 15 anos completos, na data de realização das provas. Além da certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental, os brasileiros que residem no Exterior também podem pleitear a certificação no nível de conclusão do Ensino Médio, desde que tenham no mínimo 18 anos completos, na data de realização das provas.

O ENCCEJA é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. As provas são aplicadas aos brasileiros residentes no Exterior pelas Embaixadas e Consulados do Brasil. Muitas dessas representações também costumam oferecer cursos preparatórios gratuitos para o Exame.

Em 2015, por exemplo, o Exame foi aplicado com sucesso nas cidades de Boston, Bruxelas, Caiena, Genebra, Hamamatsu, Lisboa, Londres, Madri, Nagóia e Tóquio.

Maiores informações – como calendário de provas, forma de inscrição, conteúdo disciplinar e materiais de estudo – podem ser obtidas na página do Inep/MEC, no Portal Brasileiros no Mundo e nas páginas das Embaixadas e Consulados brasileiros no Exterior.

registrado em:

Flickr

Youtube

TEXT_YOUTUBE

Tapetes "art déco" com motivos marajoaras – Fernando Correia Dias

O vídeo mostra imagens de tapetes "art déco" com motivos marajoaras de autoria do ilustrador Ferna...

O ministro Aloysio Nunes recebe membros do corpo diplomátic...

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira...

ACESSE O CANAL NO YOUTUBE