Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa Capoeira pela Paz é apresentado ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

Programa Capoeira pela Paz é apresentado ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2016, 19h48

 

UN Photo/Eskinder Debebe

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em visita ontem a Goma, na República Democrática do Congo (RDC), assistiu a apresentação de capoeira por crianças desmobilizadas de conflitos armados, amparadas pelo Programa Capoeira pela Paz, uma iniciativa da Embaixada do Brasil na RDC, em parceria com o UNICEF, a associação monegasca AMADE-Mondiale e o Governo do Canadá.

A apresentação foi incluída na agenda do Secretário-Geral da ONU por abordar de maneira inovadora o tema da ressocialização de ex-crianças-soldados, classificado por Ban Ki-moon como relevante e preocupante. Ban Ki-moon esteve acompanhado pelo Embaixador do Brasil na RDC, Paulo Uchôa, e pelo Representante do UNICEF, Pascal Villeneuve.

A apresentação contou com a participação de 24 crianças, entre 6 e 17 anos, algumas delas recentemente desmobilizadas. Ao final, um dos participantes convidou o Secretário-Geral a repetir alguns movimentos de um jogo de capoeira e a encenar um combate. Ban Ki-moon aceitou o desafio e mostrou-se satisfeito com o seu desempenho. Ao final, o capoeirista Baraka, de 16 anos, leu mensagem ao Secretário-Geral, pedindo sua ajuda para o fim dos longos conflitos que assolam a região.

O interesse de Ban Ki-moon pela inciativa amplifica a relevância do programa Capoeira pela Paz, que foi singularizado como contribuição positiva na tarefa das sociedades congolesa e internacional de estabilizar a região leste da RDC, consolidando a paz e promovendo o bem estar de sua população.

A inciativa disponibiliza a prática da capoeira em Centros de Transferência e Orientação que abrigam crianças desmobilizadas por forças e grupos armados em Goma, capital da província do Nord Kivu. Desde o seu lançamento, em agosto de 2014, ex-crianças soldados em fase de ressocialização tiveram a oportunidade de praticar o esporte, cuja utilização como tecnologia social a serviço da inclusão tem sido crescentemente difundida no Brasil e no exterior com resultados encorajadores.

registrado em:

Flickr

Youtube

TEXT_YOUTUBE

Ministro Aloysio Nunes - cumprimentos de fim de ano

O ministro Aloysio Nunes recebe membros do corpo diplomáticode Brasília para cumprimentos de fim d...

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira...

Ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes abre VI Con...

ACESSE O CANAL NO YOUTUBE