Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dia do Diplomata celebra o nascimento do Barão do Rio Branco

Dia do Diplomata celebra o nascimento do Barão do Rio Branco

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2016, 18h47

Hoje é celebrado o Dia do Diplomata. A data de 20 de abril comemora o nascimento, em 1845, do patrono da diplomacia brasileira, José Maria da Silva Paranhos Junior (1845-1912), Barão do Rio Branco. Bacharel em Direito, jornalista, deputado, estudioso da História e da Geografia do Brasil, cônsul e diplomata (em um período em que as duas carreiras eram separadas), o Barão do Rio Branco foi o estadista que conduziu processos de arbitragem e de negociação que concorreram decisivamente para o estabelecimento pacífico das fronteiras do Brasil. Atuou como Ministro das Relações Exteriores entre 1902 e 1912, durante os mandatos de quatro presidentes consecutivos.

Sobre o Barão do Rio Branco, Euclides da Cunha escreveu: “Felizmente continuo a olhar para o Ministro a quem tenho servido – o único grande homem vivo desta terra – com a mesma admiração e simpatia. E até com assombro: é lúcido, é gentil, é trabalhador e traça na universal chateza destes dias uma linha superior e firme de estadista”.

No vídeo, imagens gravadas na ocasião de seu falecimento, em 1912. Saiba também mais na obra “Barão do Rio Branco – 100 anos de memória”, disponível gratuitamente no site da Fundação Alexandre de Gusmão.

registrado em:

Flickr

Youtube

TEXT_YOUTUBE

Ministro Aloysio Nunes - cumprimentos de fim de ano

O ministro Aloysio Nunes recebe membros do corpo diplomáticode Brasília para cumprimentos de fim d...

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira...

Ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes abre VI Con...

ACESSE O CANAL NO YOUTUBE