Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Governo brasileiro apoia esforços humanitários no Equador; saiba como doar

Governo brasileiro apoia esforços humanitários no Equador; saiba como doar

Publicado: Quarta, 04 de Maio de 2016, 16h41

O norte do Equador foi atingido, no dia 16 de abril, por violento terremoto que já provocou a morte de mais de 400 pessoas e feriu mais de 2.000. O Brasil cedeu aeronave militar para uso nas operações de ajuda humanitária, e doou ao Equador medicamentos e "kits emergenciais". Diversos outros países e organismos internacionais estão prestando apoio ao Equador.

Depois de aproximadamente 5 horas de viagem, a aeronave C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu de Manaus, pousou no aeroporto em Quito no sábado, dia 23/4, com doações enviadas pelo Governo brasileiro. Os donativos totalizaram carga de 1,5 toneladas, composta por medicamentos, materiais hospitalares e vacinas.

Com o apoio do Ministério da Saúde, em caráter de cooperação humanitária, foram doados 6 kits emergenciais de medicamentos e insumos básicos de saúde, cada um dos kits sendo composto por 42 itens e com capacidade total para atender a aproximadamente 6.000 pessoas por três meses. Foram doadas ainda 600.000 doses de imunoglobulina antitetânica, conforme solicitação recebida do Governo equatoriano para tratamento das vítimas do terremoto.

O Equador declarou estado de emergência após o terremoto ocorrido no sábado (16/4), sendo que o número de mortos, de acordo com o Governo equatoriano, alcança, neste momento, aproximadamente 600 pessoas e 50 desaparecidos. A aeronave brasileira permaneceu no Equador durante uma semana, auxiliando no transporte de pessoas, mantimentos, medicamentos e outras necessidades nas regiões que estão com difícil acesso terrestre.

O apoio coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional (SEDEC-MI) foi fruto da ação integrada entre o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Saúde, o Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira.

As pessoas ou organizações que desejarem efetuar doações financeiras ou outros tipos de apoio às vítimas no Equador poderão procurar as agências das Nações Unidas que já estão desenvolvendo mobilizações para estes casos, ou contribuir diretamente para conta aberta pelo governo equatoriano, conforme os dados abaixo.

UNICEF

De acordo com o UNICEF, será necessário US$ 1 milhão para atender às necessidades imediatas das crianças afetadas pelo terremoto no Equador. As prioridades incluem prevenir a propagação de doenças; proteger as crianças que podem ter se separado das suas famílias; e oferecer às crianças afetadas apoio psicossocial e oportunidades de aprendizagem temporária.

Para mais informações:

Andrea Apolo
UNICEF Equador
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: + 593 99 487 534
Marisol Quintero

Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +507 65692718

No Brasil: O UNICEF no Brasil está arrecadando doações para as vítimas do terremoto no Equador. As contribuições podem ser feitas diretamente através da Internet, pelo site de doações do UNICEF:  http://bit.ly/AjudeEquador

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento abriu linha especial de doações para coletar fundos internacionais para as vítimas no Equador. “Além de apoio imediato às vítimas, estamos trabalhando com o Governo para ajudar as comunidades afetadas, para que possam retomar suas vidas o mais rapidamente possível.", disse a Subsecretária Geral das Nações Unidas e Diretora Geral do PNUD para América Latina e Caribe, Jessica Faieta.

Qualquer pessoa ou país pode apoiar por meio de doações para:

Bank of America - USA
Endereço: Pennsylvania Ave & 15th St NW, Washington DC
Conta #: 3751560139
Nome da conta: UNDP REPRESENTANTIVE IN ECUADOR DOLLAR ACCOUNT
Código Swift: BOFAUS3N
Número ABA: 111000012

Para mais informações:
No Equador: Jose Martino, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
Em Nova York: Carolina Azevedo, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Governo do Equador

O Governo equatoriano disponibilizou, em seu site oficial, dados de contas e informações sobre doações e necessidades das regiões afetadas: http://www.inclusion.gob.ec/campana-solidaria-de-recoleccion.

A Embaixada do Equador no Brasil disponibilizou, ainda, dados de conta corrente no Brasil por meio da qual podem ser realizados depósitos em favor das vítimas que estão sendo atendidas pelo Governo equatoriano:

Banco do Brasil
Vítimas Terremoto Equador
Agência nº 1606-3
Conta Corrente nº 85.906-0
CNPJ: 04.370952/0001-58

registrado em:

Flickr

Youtube

TEXT_YOUTUBE

Abertura da VI Conferência sobre Relações Exteriores CORE - Fala do ministro Aloysio Nunes

Ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes abre VI Conferência sobre Relações Exteriores (C...

O Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, assina ...

Sessão de abertura da Reunião Ordinária do Conselho de Mi...

ACESSE O CANAL NO YOUTUBE