Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seminário sobre o Pensamento Social Brasileiro dos Anos 30

Seminário sobre o Pensamento Social Brasileiro dos Anos 30

Publicado: Domingo, 23 de Outubro de 2016, 09h00

No dia 11 de outubro, a Embaixada do Brasil em Buenos Aires realizou Seminário sobre o Pensamento Social Brasileiro dos Anos 30, com o apoio da Universidade San Andrés e da Universidade de Buenos Aires (UBA), sobre três obras brasileiras clássicas que completam 80 anos em 2016, “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, “Sobrados e Mucambos”, de Gilberto Freyre, e “Mar Morto”, de Jorge Amado.

Participaram do evento como palestrantes importantes acadêmicos de universidades brasileiras e argentinas: Luz Horne (Universidade San Andrés), Christian Edward Lynch (IESP), Pía Paganelli (UBA/CONICET/UNGS), Marisa Pineau (UBA), Robert Wegner (PUC/Oswaldo Cruz), Patricia Fogelman (UBA) e Álvaro Fernández Bravo (CONICET). Ao final do debate, os professores Gonzalo Aguilar (UBA/CONICET) e Florencia Garramuño (Universidade de San Andrés/CONICET) lançaram a nova edição em espanhol do livro “Raízes do Brasil”, com tradução de Álvaro Fernández Bravo – Coleção Vereda Brasil, Editora Corregidor.

Por ocasião do seminário, o embaixador Sérgio Danese inaugurou, no Espaço Cultural da Embaixada, a exposição “Raízes do Brasil”, inspirada em três características centrais do povo brasileiro, a criatividade, a delicadeza e a esperança. A sala dedicada à criatividade apresenta trabalho do músico e publicitário Victor Nunes de ressignificação de objetos. A delicadeza está representada pela arte manual das rendeiras do Nordeste brasileiro, cuja técnica chegou ao agreste pernambucano na década de 1930. Na última sala, dedicada à positividade, estão expostas obras da artista Ângela Corrêa, carregadas de cores vibrantes, que narram imagens do cotidiano e do folclore nacionais, com forte compromisso com sua origem afrodescendente.

A exposição estará aberta ao público até 12 de dezembro, de quartas a sábados, de 12 a 18h, no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil (Arroyo, 1142).

registrado em:

Flickr

Youtube

TEXT_YOUTUBE

Declaração à imprensa por ocasião da visita do Secretário Geral da OEA

Declaração à imprensa do ministro Aloysio Nunes Ferreira e do Secretário-Geral da Organização ...

Cerimônia de assinatura de atos seguida de declaração à...

As comemorações dos 50 anos do Palácio Itamaraty se esten...

ACESSE O CANAL NO YOUTUBE