Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seminário sobre o Pensamento Social Brasileiro dos Anos 30

Seminário sobre o Pensamento Social Brasileiro dos Anos 30

Publicado: Domingo, 23 de Outubro de 2016, 09h00

No dia 11 de outubro, a Embaixada do Brasil em Buenos Aires realizou Seminário sobre o Pensamento Social Brasileiro dos Anos 30, com o apoio da Universidade San Andrés e da Universidade de Buenos Aires (UBA), sobre três obras brasileiras clássicas que completam 80 anos em 2016, “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, “Sobrados e Mucambos”, de Gilberto Freyre, e “Mar Morto”, de Jorge Amado.

Participaram do evento como palestrantes importantes acadêmicos de universidades brasileiras e argentinas: Luz Horne (Universidade San Andrés), Christian Edward Lynch (IESP), Pía Paganelli (UBA/CONICET/UNGS), Marisa Pineau (UBA), Robert Wegner (PUC/Oswaldo Cruz), Patricia Fogelman (UBA) e Álvaro Fernández Bravo (CONICET). Ao final do debate, os professores Gonzalo Aguilar (UBA/CONICET) e Florencia Garramuño (Universidade de San Andrés/CONICET) lançaram a nova edição em espanhol do livro “Raízes do Brasil”, com tradução de Álvaro Fernández Bravo – Coleção Vereda Brasil, Editora Corregidor.

Por ocasião do seminário, o embaixador Sérgio Danese inaugurou, no Espaço Cultural da Embaixada, a exposição “Raízes do Brasil”, inspirada em três características centrais do povo brasileiro, a criatividade, a delicadeza e a esperança. A sala dedicada à criatividade apresenta trabalho do músico e publicitário Victor Nunes de ressignificação de objetos. A delicadeza está representada pela arte manual das rendeiras do Nordeste brasileiro, cuja técnica chegou ao agreste pernambucano na década de 1930. Na última sala, dedicada à positividade, estão expostas obras da artista Ângela Corrêa, carregadas de cores vibrantes, que narram imagens do cotidiano e do folclore nacionais, com forte compromisso com sua origem afrodescendente.

A exposição estará aberta ao público até 12 de dezembro, de quartas a sábados, de 12 a 18h, no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil (Arroyo, 1142).

registrado em:

Flickr

Youtube

TEXT_YOUTUBE

Declaração do ministro José Serra por ocasião da visita do chanceler do Paraguai

O Ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Embaixador Eladio Loizaga, realizou visita oficial ...

Discurso do ministro de Estado das Relações Exteriores, Jo...

Discurso do embaixador Mauro Vieira na cerimônia de transmi...

ACESSE O CANAL NO YOUTUBE