Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Diplomacia Cultural
  • 29/07/15
  • 10h50

Nos dias 28 e 29 de julho, o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, encerrou seu périplo por países asiáticos com uma viagem ao Japão. Em Tóquio, foi recebido pelo Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Taro Aso, pelo Ministro das Relações Exteriores, Fumio Kishida, e pelo Ministro da Agricultura, Floresta e Pesca, Yoshimasa Hayashi. Em seu encontro com o Chanceler Kishida, o Ministro Mauro Vieira inaugurou o Diálogo Brasil-Japão entre Chanceleres, previsto no âmbito da Parceria Estratégica e Global entre os dois países, estabelecida no ano passado. Além de tratar com autoridades japonesas sobre a expectativa de viagem da Presidenta da República ao Japão, em dezembro próximo, o Ministro Mauro Vieira também discutiu novas oportunidades de investimentos no Brasil e maior abertura daquele mercado para os produtos brasileiros. Em 2014, o intercâmbio comercial entre o Brasil e o Japão atingiu US$ 12,6 bilhões. Com esses valores, o Japão figurou como o segundo principal parceiro comercial do Brasil na Ásia e o sexto no mundo.

As relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão foram estabelecidas em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. Em 2015, os dois países comemoram os 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas. As relações Brasil-Japão são marcadas pelos fortes vínculos humanos e por importante fluxo de comércio e de investimentos. A comunidade brasileira no Japão é a terceira maior comunidade brasileira no exterior. A comunidade nipo-descendente ("nikkei") no Brasil, fruto da imigração iniciada em 1908, alcança cerca de 1,6 milhão, sendo a maior população de origem nipônica fora do Japão. Esse vínculo humano é o principal patrimônio das relações, potencializando o diálogo e a cooperação entre os dois países.

Categoria: Brasil-Japão

  • 05/03/15
  • 12h22

Sete anos depois das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil (1908-2008), o ano de 2015 será marcado pelos 120 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão (1895-2015). No dia 5 de novembro de 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, o Brasil e o Japão iniciaram uma duradoura amizade, que é marca distintiva das relações entre os dois países. Há 120 anos, o Brasil estabeleceu relações diplomáticas com seu mais tradicional parceiro na Ásia e com ele desenvolveu vínculos humanos cada vez mais estreitos. Hoje,...

Categoria: Brasil-Japão

Flickr

Youtube

TEXT_YOUTUBE

Tapetes "art déco" com motivos marajoaras – Fernando Correia Dias

O vídeo mostra imagens de tapetes "art déco" com motivos marajoaras de autoria do ilustrador Ferna...

O ministro Aloysio Nunes recebe membros do corpo diplomátic...

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira...

ACESSE O CANAL NO YOUTUBE