Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Brasil e Portugal: dos laços históricos à parceria para o futuro

Brasil e Portugal: dos laços históricos à parceria para o futuro

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2013, 18h52 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2013, 12h43

As relações históricas entre Brasil e Portugal tornam desnecessário justificar a proximidade entre os dois países nas áreas social, econômica e política. A celebração do Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal aponta para o futuro da aproximação entre as duas sociedades. Entre 7 de setembro de 2012, Dia da Independência do Brasil, e 10 de junho de 2013, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foram desenvolvidas atividades culturais e empresariais voltadas ao estreitamento dos vínculos entre as duas sociedades.

O Ano do Brasil em Portugal representou a maior mostra de cultura brasileira já realizada no exterior. Foram realizados 294 eventos em dez cidades portuguesas, que reuniram mais de dois mil artistas brasileiros, atingindo um público de 6 milhões de pessoas, o que corresponde a cerca de 60% da população de Portugal. Essa iniciativa vem ao encontro do engajamento da política externa brasileira na projeção da cultura brasileira e da língua portuguesa ao redor do mundo. O grande número de brasileiros em programas de intercâmbio acadêmico em Portugal, somando cerca de 5.500 estudantes beneficiados por programas como o Ciência sem Fronteiras e o Programa de Licenciaturas Internacionais, também tem contribuído para a aproximação das comunidades acadêmicas dos dois países.

 As comemorações do Ano do Brasil e Portugal e do Ano de Portugal no Brasil celebraram não apenas o passado cultural comum dos dois povos, mas também a crescente proximidade entre nações com visões de futuro semelhantes. No contexto dos eventos realizados nos últimos nove meses, às atividades culturais e de projeção da língua portuguesa somaram-se iniciativas de cooperação em temas de ciência e tecnologia, envolvendo inovação, energia, petróleo, biotecnologia e nanotecnologia, por exemplo. No setor de energias renováveis, em especial, a parceria entre empresas brasileiras e portuguesas tem levado à ampliação dos investimentos em projetos hidrelétricos, em parques eólicos e na produção de biocombustíveis em território brasileiro.

As reuniões entre autoridades dos dois países são frequentes, para tratar de temas de interesse comum nas temáticas bilaterais, inter-regionais e multilaterais, caracterizando amplo grau de concordância e visões de mundo semelhantes. De maneira complementar aos encontros de Cúpula, as reuniões da Comissão Permanente Bilateral têm cumprido o papel de passar em revista os principais temas da agenda bilateral de cooperação em temas econômicos, financeiros e comerciais, em assuntos consulares e em questões de ciência, tecnologia, educação, cultura, comunicação social e esportes. Além das Cimeiras Brasil-Portugal e da Comissão Permanente Bilateral, o Mecanismo de Consultas Políticas também tem ampliado o engajamento dos dois países em torno de temas de interesse comum, de que são exemplo as frequentes visitas e reuniões de alto nível entre autoridades dos dois países.

As relações econômicas, comerciais e financeiras entre Brasil e Portugal têm apresentado, mesmo em um contexto de crise econômica internacional, números positivos. O Brasil é o sétimo país com mais investimentos estrangeiros diretos em Portugal e o quarto principal destino dos investimentos diretos de capitais portugueses no exterior. No Brasil, os investimentos portugueses encontram-se em áreas como serviços financeiros, construção civil, telecomunicações, energias renováveis, entre outros. Os investimentos brasileiros em Portugal também têm crescido, com participação crescente na economia portuguesa em setores diversos, da gestão hospitalar à construção civil.

O encerramento das atividades do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil não representa o fim do período de aproximação. Pelo contrário, trata-se apenas de mais um passo no sentido de promover o maior contato e entendimento entre as duas sociedades. Nesse momento, o Brasil renova o compromisso de diálogo que tem caracterizado suas relações com Portugal, com foco no aprofundamento, na diversificação e na ampliação de parcerias em diversas frentes.

 

{jcomments on}

registrado em: ,